Sobre a P3M

O papel da informação e do conhecimento na sustentação de decisões de investimento torna-se cada vez mais expressivo no mundo globalizado. No setor da mineração, em especial na pesquisa mineral, empresas e investidores necessitam de informações integradas, para fundamentar seus planos estratégicos de descoberta e aproveitamento de depósitos minerais. Por sua vez, entidades governamentais necessitam de elementos informativos adequados para o monitoramento da competitividade da pesquisa e produção mineral, com vistas a promover a atração de investimentos essenciais para a indução do desenvolvimento regional.

Objetivos e Diretrizes

Com o propósito de contribuir para a melhoria de atratividade a investimentos e para o desenvolvimento sustentável e competitivo da mineração brasileira - a P3M tem por objetivo integrar, sistematizar e disseminar informação, conhecimento e aprendizado de suporte a estudos e pesquisas orientadas para a implementação de políticas públicas e planos estratégicos de pesquisa e produção mineral.

O acervo de dados e informações da P3M contempla aspectos geocientíficos, técnico-econômicos, regulatórios, socioeconômicos e socioambientais relacionados à cadeia de atividades da indústria mineral compreendendo a pesquisa mineral, o desenvolvimento mineiro, a mineração (lavra e beneficiamento) e a transformação mineral. A P3M vem sendo orientada pelas seguintes diretrizes:

  • Foco em conceitos e instrumental de análise e decisão da geologia econômica e da economia mineral.
  • Integração e harmonização de conceitos e nomenclaturas com os demais sistemas do SGM, bem como da ANM e SGM.
  • Desenvolvimento e implementação em estágios progressivos, em conformidade com o nível de complexidade dos Planos de Informação.
  • Acesso facilitado em um mesmo site (“one stop shoping”), configurando-se como um hub de informação e conhecimento, alicerçado em um Sistema de Inteligência Estratégica Geoespacializada.

Apresentações

Atividades em Curso

A P3M vem sendo conduzida mediante as seguintes etapas de trabalho:

  • Articulação Institucional: Em contatos e reuniões com entidades são apresentadas a concepção e estrutura da P3M, e definidos os entendimentos para integração das bases de dados. Destacam-se o Acordo de Cooperação Técnica com ANM e SGM e os Protocolos de Intenções com ABPM, ADIMB, AMIG, ANEPAC, CETEM, IBGE e IBRAM.
  • Prototipação: as bases de dados vêm sendo estruturadas mediante protótipos para teste das melhores formas de integração e disponibilização das informações. Sucessivos protótipos e demonstrações vêm sendo apresentados em eventos do setor.
  • Desenvolvimento: compreende a caracterização de demandas típicas dos usuários; a avaliação das fontes de dados, quanto à integridade, adequação e formatação; a preparação do visualizador - meio de acesso e de comunicação dos usuários; e a disponibilização da P3M para usuários selecionados, objetivando a avaliação crítica e coleta de subsídios. Os diagramas abaixo caracterizam a integração das diferentes bases de dados, os planos de informação especificamente concebidos, assim como as facilidades de acesso e utilização da P3M.
  • Clique para ampliar

  • Banco de Dados de Pesquisa e Produção Mineral: A P3M oferecerá acesso a um banco de dados de projetos de pesquisa e produção mineral, contendo a caracterização de aspectos geoeconômicos e econômico-minerais de empreendimentos do país e do exterior. Sua principal finalidade é facilitar a obtenção de informações de referência que possam ser utilizadas como estimadores para determinados parâmetros essenciais, em estudos de geologia econômica e de avaliação econômica preliminar de depósitos minerais.
  • Estudos Analíticos: Além da disseminação de informação e conhecimento, o acervo da P3M será utilizado para realização de estudos de suporte à elaboração de planos estratégicos de investimento, assim como de políticas públicas de desenvolvimento mínero-industrial, seja a nível nacional, setorial ou regional.

O diagrama a seguir sintetiza as etapas de trabalho ora em execução no processo de implementação da P3M.


Clique para ampliar

Lançamento

No Simexmin 2022, o SBG efetua o lançamento da Plataforma P3M, ora em implementação, em cooperação com a SGM e a ANM, além de outras entidades representativas. Com base em Plano Diretor específico, elaborado por uma equipe de especialistas do SGB, os dois primeiros estágios disponibilizados aos usuários caracterizam o caráter dinâmico e analítico da P3M, bem como o padrão adotado de integração de diferentes bases de informação e sistemas de processamento.